mulher lendo livro
Dicas Leituras

Metas de leitura para um novo ano

Eu sempre tive o hábito de fazer metas de leitura no início de cada ano. Durante a maior parte do tempo, porém, meus objetivos se resumiam a “ler mais” ou “ler pelo menos um livro por mês”. Hoje eu estabeleço metas mais claras, porque entendo perfeitamente que gostar muito de ler não é suficiente para conseguir manter esse hábito.

Uma das minhas principais questões a esse respeito é que eu não penso tanto em ler uma grande quantidade de livros a qualquer custo. Não é incomum, ao final de um ano, eu ter lido apenas 12, enquanto os meus ávidos amigos leitores da internet tenham lido 50 ou 80.

Eu gosto de ler com qualidade e por isso minhas metas costumam ser de 1 livro por mês e o que vier é lucro. Uma boa leitura, bem degustada, bem lida, para mim é melhor do que 20 medianas, feitas com pressa e sem prazer.

A segunda coisa é que eu procuro estabelecer um tempo diário mínimo para leitura. Ler um pouco diariamente é melhor do que tentar ler muitas páginas de uma vez só, uma vez por semana. É que isso ajuda o cérebro a se adaptar para a atividade, aumentando a capacidade de concentração e tornando a tarefa mais fácil. Isso é especialmente importante em um tempo em que nos desconcentramos tão facilmente devido ao excesso de telas e mundo digital.

Além disso, eu adoro fazer checklist de livros em um caderno. Eu não costumo escrever uma lista prévia de leituras, embora eu esteja pensando fortemente em fazer isso agora mesmo. Sempre fui anotando os livros conforme ia lendo, mas acho que ter uma relação de 12 obras a serem lidas esse ano vai ser uma atividade legal.

Um conselho que eu costumo dar, além de procurar ler com prazer, é não ter medo de abandonar um livro. Eu acredito muito que livros têm hora. Às vezes não é o momento para um determinado tipo de história e não adianta forçar e não sentir prazer, ler por pura obrigação, por meta.

Por outro lado, para quem sempre abandona os livros pela metade, a dica é justamente o contrário: tentar forçar a barra e ler até o fim. Isso ajuda a criar o hábito de terminar livros, ao invés de sempre abandoná-los. É um segredinho do cérebro.

2 thoughts on “Metas de leitura para um novo ano”

  1. amei esse post 🙂 acho que ler um livro por mês, um pouquinho a cada dia, é a melhor meta possível para o ano <3 desde dezembro venho participando do desafio da pam gonçalves no instagram, ela criou um tracker pra gente marcar e compartilhar quando completar meia hora por dia. isso tem me ajudado a manter o ânimo e ler bastante, mesmo nos dias que estou com muita preguiça, haha. no fim acho que o importante é ler. não tenho a pretenção de finalizar 80 livros em um ano porque isso não faz parte da minha rotina de trabalho, mas tenho gostado de me desafiar a ler mais e gostado de descobrir qual o sentido pra mim nessas leituras (que no caso tem sido inspirar e fugir um pouco do caos do mundo, haha).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *